terça-feira, 30 de agosto de 2011

PROJETO DO GOVERNO PARA ERRADICAR A POBREZA

Governo lança hoje Brasil sem Miséria

A presidente Dilma Rousseff e o MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome) lançam, às 11h desta quinta-feira (2), em Brasília, o plano Brasil sem Miséria, novo programa de erradicação do governo federal, cujo objetivo é tirar 16,2 milhões de brasileiros da pobreza extrema.

Principal promessa de campanha eleitoral de Dilma, o plano será voltado às famílias cuja renda per capita não ultrapasse R$ 70 mensais.

PESSOAS COM NESCESSIDADES SOCIAIS DE SOBREVIVENCIA EM SIMOES FILHO

A produção capitalista produz, com a inexorabilidade de um processo natural, sua própria negação. É a negação da negação."
–Marx, O Capital. Livro I - Cap. XXIV, 1867.


Para sobreviver, trabalhadores desempregados escavam rua à procura de manganês

Publicado em 08.06.2008
por Conselho Editorial

Trabalhadores cavam as ruas
Famílias inteiras de trabalhadores escavam rua na cidade baiana de Simões Filho (Foto: EVARISTO SÁ/AFP)
multimídia

"Sei que estamos fazendo uma coisa ilegal, mas não há emprego para nós”.
– Josias Santana, pedreiro de 34 anos (da folhaonline)
Cerca de 500 trabalhadores de Simões Filho, município localizado a 33 km de Salvador, escavam a Rua do Campo, onde se concentra a maior parte da jazida de manganês da cidade. O que leva estas pessoas a enfrentar a lei e destruir uma rua da cidade é a miséria e o desemprego que os submetem a condições de vida degradantes.
Os trabalhadores querem o mínimo, que é produzir dignamente a sua vida através do seu trabalho. Mas nem isso a burguesia é capaz de garantir, levando-os a esta atitude desesperada em busca de sua própria sobrevivência. O direito elementar ao trabalho é negado à imensa maioria da população brasileira e mundial nesta sociedade dominada pelo capital. “Somos pessoas excluídas. Não dá para ver nossos filhos passando fome e a gente não fazer nada, ainda mais tendo a possibilidade de encontrar o manganês”, desabafou Josias Santana. “Não quero saber se é pouco ou muito [manganês] que existe. O que quero é encontrar o produto para pagar minhas dívidas”, disse o vigilante Francisco de Andrade, de 23 anos.
O Brasil é o segundo maior produtor de manganês do mundo, com uma produção de 1,3 milhão de toneladas por ano. No entanto, toda a riqueza existente no país está concentrada na mão de poucos. Os 10% mais ricos da população detém 75% da riqueza existente no país. A informação consta do estudo divulgado no dia 15 de maio pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o estudo, a desigualdade social no Brasil está igual à época da ditadura militar e num nível pior àquele do período anterior ao golpe de 1964. Quatro em cada dez brasileiros vivem em situação de miséria absoluta, o que faz com que o país ocupe o penúltimo lugar em distribuição de renda no mundo.
Os milhões de trabalhadores desempregados do Brasil devem exigir de Lula - este suposto governo dos Trabalhadores - e dos governos estaduais, trabalho para todos. Eles devem exigir o fim do desemprego. Os trabalhadores desta pequena cidade do interior da Bahia estão mostrando o que todos os trabalhadores querem. Os trabalhadores querem o mínimo. Eles querem trabalhar.



quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O PROFESSOR ROGERIO ACREDITA QUE ESTE PROJETO VAI FUNCIONAR!

COM FÉ EM DEUS E COM NOSSO ESFORÇOS DETERMINANTES!!! NÓS CONSEGUIREMOS.

O QUE A PREFEITURA IRÁ FAZER PARA ELIMINAR A MISÉRIA?


O QUE A PREFEITURA IRÁ FAZER PARA ELIMINAR A MISÉRIA?
O QUE EU E VOCÊS PODEMOS FAZER PARA MELHORAR NOSSA VIDA?


 
Proporção de moradores abaixo da linha da pobreza e indigência - 2010
 
Proporção de moradores abaixo da linha da pobreza e indigência - 2010 
Fonte: Censo Demográfico - 2010
Neste município, de 1991 a 2010, a proporção de pessoas com renda domiciliar per capita de até meio salário mínimo reduziu em 10,0%; para alcançar a meta de redução de 50%, deve ter, em 2015, no máximo 26,6%.

Para estimar a proporção de pessoas que estão abaixo da linha da pobreza foi somada a renda de todas as pessoas do domicílio, e o total dividido pelo número de moradores, sendo considerado abaixo da linha da pobreza os que possuem rendimento per capita menor que 1/2 salário mínimo. No caso da indigência, este valor será inferior a 1/4 de salário mínimo.

No Estado, a proporção de pessoas com renda domiciliar per capita de até meio salário mínimo passou de 67,2%, em 1991, para 51,0% em 2010.
Percentual da renda apropriada pelos 20% mais pobres e 20% mais ricos da população - 2000
 
Percentual da renda apropriada pelos 20% mais pobres e 20% mais ricos da população - 2000
Percentual da renda apropriada pelos 20% mais pobres e 20% mais ricos da população - 2000 
Fonte: IBGE - Censo Demográfico 2000
A participação dos 20% mais pobres da população na renda passou de 3,2%, em 1991, para 1,8%, em 2000, aumentando ainda mais os níveis de desigualdade.

Em 2000, a participação dos 20% mais ricos era de 62,3% , ou 35 vezes superior à dos 20% mais pobres.
 

Proporção de crianças menores de 2 anos desnutridas - 1999-2010
Proporção de crianças menores de 2 anos desnutridas - 1999-2010
Fonte: SIAB - DATASUS
 
Em 2010, o número de crianças pesadas pelo Programa Saúde Familiar era de 26.786; destas, 0,9% estavam desnutridas.

No Estado, em 2007, 68,3% das crianças de 0 a 6 anos de idade viviam em famílias com rendimento per capita de até 1/2 salário mínimo. mais
Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF 2008), 34,8% das famílias pesquisadas informaram que a quantidade de alimentos consumidos no domicílio às vezes não era suficiente, enquanto que 14,1% afirmaram que normalmente a quantidade de alimentos não era suficiente.

SEMINÁRIO QUE CONDUZIRAR A TODOS A UM DESEJO DE AJUDAR!


O Parque Continental é um retrato da pobreza em Simões Filho.

ROTEIRO DO SEMINÁRIO PARA OS PROFESSORES E ALUNOS



SURGIMENTO DO PROJETO:
COLÉGIO ESTADUAL PROF. HERMES MIRANDA DO VAL, COLÉGIO  ALGEBRA META 
E COLÉGIO GEO METROPOLITANO
Rua Antonio Apolinário da Hora, S/N – Centro – Simões Filho
Rua Contorno, N 19, quadra 08, Cia 1, Simões Filho-Ba
Av. ElmoSerejo Farias, 2345, Cia 1- Simões Filho-Ba                                             

Projeto Escolar                                     Ínício:    01/08/11até 28/09/11
Tema: Fome, um desafio a vencer em Simões Filho-Ba e no mundo
Séries: do 2º ao 9º ano e 1º E e F/ 2ºC, 3ºC, TF2, TF3,TF4 e TF5.
Lema:Amarás o teu proximo como a ti mesmo” (Mt 22.39).


Objetivos do projeto

  • Mobilizar os orgãos competentes na cidade de Simões Filho, para um compromisso mais abrangente de combate à fome e seus derivados.

  • Fazer com que cada um descobra o potencial solidário e a importância recíproca.

  • Ser pontuados em todas as disciplinas na IIIª Unidade corrente ínício 01/08 finalização 28/09.

  • Os cartazes serão expostos nos corredores da escola com indentificação dos participantes e antes de serem colados precisarão passar por uma inspessão (supervisão) do profissional professor competente, pela formatação e informações daquele cartaz, pois quaisquer equivocos de informações, quem responderá será o professor que permitiu  tal divulgação.

  • Os alimentos arrecadados deverão ser entregues pelos próprios alunos dos grupos e depois as fotos deles entregados deverão ser apresentados e expostos em cartazes para os professores que estarão utilizando os critérios avaliativos.
Desenvolvimento
1.   Os alunos receberão uma atividade para que apresentem um séminario que já está sendo realizado suas pesquisas iniciais, mas precisa do acompanhamento de todas as outras disciplinas (professores) para que o resultado aconteça com mais perfeição e os discentes  sintam-se motivados pelo valor  interdiciplinar desenvolvido.
2.   Os alunos são responsabilizados por competencias especificas, como fazer música, cantar, visitar instituiçoes filantrópicas, entrevistar, fazer pesquisa de campo acompanhado por professores nos locais onde existem pessoas com problemas socias na rua ou bairro em o grupo escolheu para fazer a pesquisa.
3.   Os dados coletados serão apresentados em sala de aula nas datas distribuídas pelos meses correntes de agosto e setembro e a culminância será no final de setembro para o início de outubro.
4.   Os alunos coletarão dados fotografados, escritos por eles mesmos, informações de jornais locais, internet, etc.

a)   Como fazer com que todos participem?
  • Todos serão recompensados com 2,0 pontos em TODAS AS DISCIPLINAS com um critério de avaliação desenvolvido da seguinte maneira:
Assiduidade
   Participação    
Desempenho
produção de material  
Entrega de material

        0,4                          
0,4                                                  
0,4                                                  
0,4
0,4                            

     
Totalizando 2,0 pontos             
     Mas nas disciplinas do professor Rogério que é filosofia e Historia no 1º E e F/ 2ºC, 3ºC, TF2, TF3,TF4 e TF5,
     Valerá 10,0 pontos distribuídos nos 5 critérios apresentados.
      Os alunos irão expor as situações com os seguintes propósitos:
·         Mobilizar todos os participantes para doarem 1 kg de alimento que depois será distribuído pelas equipes no bairro que foi apresentado no seminário,
·         Estes alimentos deverão ser apresentados no dia da culminância que será dia 28/09/11 no pátio da escola e todos os grupos terão uma semana inteira de apresentação para que também a avaliação de todos os professores seja completada.


·         O projeto não poderá ficar apenas na culminância, mas principalmente no trabalho diário nas aulas acompanhadas e monitoradas pelos professores das disciplinas afins.


Elimine a expressão “Eu não posso de sua mente”.


 “Aquele que diz que alguma coisa não pode ser feita não deveria interromper quem a está fazendo”.
Provérbio chinês




Autores do projeto,
Prof. Rogério Nascimento Silva,discentes, diretores, coordenação, junto todo o corpo docente.